sábado, 9 de setembro de 2017

O Manuscrito Voynich

Ah, o Manuscrito Voynich! Um dos meus itens misteriosos favoritos! Na época em que o Fantástico Cenário ainda existia (ele talvez ainda exista em algum lugar obscuro da internet, mas não consegui encontra-lo em lugar nenhum) lembro de ter uma conversa com o Rafael Bandeira sobre o livro, entre outros itens completamente sem explicação que vieram até nós de eras passadas.

Pra quem não sabe do que se trata, o Manuscrito Voynich é um misterioso livro que apareceu em no começo do século 20 e causou alvoroço desde seu aparecimento. Entre suas ilustrações de plantas, símbolos zodiacais e o que parecem ser rituais complexos, um texto manuscrito desafiou criptógrafos ao longo dos anos, sendo considerado por alguns como indecifrável e por outros como uma fraude sem sentido.

Pois bem. 3 anos atrás, Nicholas Gibbs (pelo que eu pude descobrir, um historiador americano) foi contratado por uma rede de televisão (que eu não consegui descobrir qual é) para dar um parecer sobre o livro. O livro foi totalmente digitalizado em alta resolução pela Beinecke Rare Book & Manuscript Library, o que permitiu que o historiador pudesse fazer uma profunda pesquisa no livro. E, como ele postou no Times Literary Supplement esta semana, seu conhecimento sobre latim e conhecimento sobre guias de medicina medievais permitiram que ele entendesse o conteúdo do livro considerado indecifrável.

De acordo com Gibbs, o livro trás uma série de abreviações comuns na idade média, e se hoje parecem simplesmente garatujas sem sentido, para um estudioso da época ele seria completamente legível. O caso é que enquanto quase todos os criptógrafos que tentaram decifrar o livro consideravam que cada símbolo no livro correspondia a uma letra, na verdade eles estavam olhando para versões abreviadas de palavras inteiras - o que me faz pensar no trabalho que um historiador do futuro terá para entender os textos que ecrevemos hoje em dia. A pior parte será a frustração com relação ás conversas trocadas por esses noçssos abreviadores atuais, que, diferente do autor do manuscrito, não tem muito conteúdo pra deixar pro futuro.

Mas enfim!

Seja menos ranzinza, Domênico!

Voltando ao Manuscrito Voynich, o que Gibbs descobriu é que, na verdade, o livro é um guia de medicina especificamente voltado para mulheres. De fato, Gibbs acredita que o livro foi feito especialmente para um cliente específico, já que contém várias informações retiradas de outros textos médicos da época - que, por sua vez, copiaram receitas de textos de Galeno, Plínio e Hipócrates, médicos e naturalistas do início do milênio. Provavelmente trata-se de um compêndio sobre o bem estar feminino, escrito especificamente para uma mulher. Claro, essa parte é pura conjectura de Gibbs, mas parece fazer bastante sentido, considerando o conteúdo do livro. Ele traz uma série de informações sobre plantas medicinais e seus usos apropriados, e uma vasta explicação sobre os benefícios do banho para a saúde feminina. Além disso, ele trás várias informações astrológicas, o que, na época, era considerado pelos médicos como parte absolutamente imprescindível para a boa prática da medicina!

Gibbs também comenta que o livro está incompleto (o que já se sabia desde seu descobrimento, graças ao modo como foi encadernado) e lhe falta um índice, que certamente teria ajudado muito em sua compreensão.

Apesar de muito menos excitante do que muitos esperariam (especulações sobre ser um livro sobre feitiçaria ou mesmo uma grande embuste teriam agradado muitos conspirólogos por aí) eu devo admitir que fiquei bastante satisfeito em saber que um dos meus mistérios favoritos foi compreendido. É sempre uma coisinha a menos pra ficar coçando no meu já super-lotado subconsciente nerd!

E pra quem tiver curiosidade, nesse link pode-se encontrar todas as páginas do livro, digitalizada, como citado acima, pela  Beinecke Library.

Nenhum comentário:

Postar um comentário