quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

The Great Hunt

Se The Eye of the World me deixou com uma boa impressão por apresentar um cenário sólido e uma trama convincene, The Great Hunt me conquistou pela capacidade narrativa de Robert Jodan.

Nesse segundo volume da série The Wheel of Time, com o cenário consolidado e a trama já em andamento, fiquei impressionado com o ritmo que Jordan dá à história, impulsionando tudo pra frente como uma locomotiva a vapor.

Apesar do livro ser dividido em duas partes, ele tem, na verdade, três divisões mais distintas: a primeira parte do livro trata de emparelhar os rumos dos personagens depois dos eventos narrados nos primeiro livro, a segunda parte apresenta novos problemas derivados do primeiro livro (a Grande Caçada que dá nome à este livro) e a terceira parte apresenta uma "sub-trama" que, apesar de perfeitamente entrelaçados com o cenário, pouco têm a ver com a trama principal da história.

Jordan produz uma narrativa tão desenvolta que mesmo quando os personagens (e o leitor) são pegos de surpresa por essa trama aberrante no final do volume,  tu só te dá conta quando chega no final do livro e pensa "Como é que ele criou toda essa história paralela, envolveu todos os personagens nela, e eu só me dei conta agora?". É absolutamente impressionante!

O final do livro é extremamente relevante, é claro, e não uma "trama solta" dentro da história como um todo. De fato, ela tem um impacto bastante considerável em vários personagens, e apesar de auto-contida, ela certamente tem bastante relevância para o cenário como um todo.

De fato, o que eu achei mais interessante no final do livro foi o fato de que ele expande consideravelmente o cenário, apresenta novas culturas cheias de nuances extremamente interessantes e quando a trama toda é finalmente resolvida, tu fica querendo que ele volte lá e conte mais sobre aquela gente. E apesar de saber que o próximo livro vai voltar à grande história principal, eu realmente espero ver mais sobre os Seanchan em futuros livros!

Um excelente livro, exatamente no mesmo nível do primeiro! Leitura fortemente recomendada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário