terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

The Dragon Reborn

Terceiro livro da série The Wheel of Time, de Robert Jordan.

Quando eu comecei a ouvir os audio books da série, achei que seria como as séries anteriores que eu li ou que conheço (como a série Shannara, Senhor dos Anéis, os livros do Drizzt e até os livros sobre robôs do Aasimov) que são compostos por uma trilogia de livros e depois outros livros soltos, ou bilogias ou trilogias passados no mesmo cenário. Mas não é o caso. Wheel of Time é muito mais parecido com as Crônicas Saxônicas do Cornwell nesse sentido. É uma série de quinze livros que são basicamente uma grande história contínua.

Cabe aqui uma curiosidade: No meio da década de 80, depois de ter escrito vários romances sobre Conan (sim, o cimério bárbaro de peito depilado, esse mesmo) ele foi procurar um editor com a idéia de criar uma trilogia de livros de fantasia. O editor, Tom Doherty, conhecendo Jordan, que era notório por escrever séries longas, resolver fechar um contrato pra seis livros logo de uma vez. Considerando os doze livros que Jordan escreveu e mais um último que ele deixou pra ser escrito depois de sua morte, aquele contrato foi definitivamente uma grande idéia! De fato, a cena final desse terceiro livro era, originalmente, o final do primeiro livro, o que dá uma idéia de como Jordan costuma se amarrar em sua narrativa - o que, alias é absolutamente excelente!

Bueno, depois de falar sobre os bastidores, vamos ver o que podemos dizer sobre o livro em si, com o mínimo possível de revelações sobre a trama!

Há dois aspectos sobre esse livro que me agradaram bastante. O primeiro é o fato de que Jordan divide o grupo principal em núcleos menores, desenvolvendo muito mais cada um deles do que nos livros anteriores, além de introduzir uma série de novos personagens que enriquecem bastante a história. O segundo aspeto, derivado do primeiro, que me agrado bastante foi que, tendo dividido os personagens em grupos menores, Jordan desenvolve o papel de cada personagem na trama com mais objetividade e faz com que suas próprias  tramas pessoais fiquem mais claras e delineadas - não relegando eles à simplesmente coadjuvantes na grande saga do Dragão Renascido, como nos dois primeiros livros.

Não que Jordan não tenha dividido o grupo em algumas partes dos livros anteriores, mas antes desse terceiro livro todos os personagens ainda estavam focados, mesmo quando separados, em dar apoio ao protagonista e tiveram pouco desenvolvimento em suas buscas pessoais. E, na verdade, acho que a decisão de fazer isso apenas nesse terceiro volume foi acertadíssima, já que os primeiros dois livros se concentraram em apresentar o cenário, a trama principal que rege a história e os vilões e seus objetivos. Ter desenvolvido todos os personagens à fundo nos livros anteriores provavelmente teria tornado a coisa toda bem confusa!

Em suma, gostei muito de como Jordan desenvolve a trama e os personagens nesse livro. É uma grande história, com um excelente cenário e personagens muito bem construídos.

Leitura fortemente recomendada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário