segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A Guerra dos Homens-Alados

Comprei esse livro por causa da capa. Poucas vezes eu vi uma capa tão tenebrosa quanto essa. Sim, eu sei que é meio estranho comprar um livro porque a capa é horrível, mas eu simplesmente não pude me furtar à esse pequeno prazer. Até tentei encontrar outros trabalhos do capista, mas ele tem um nome tão absolutamente genérico - Edú - que me vi diante de uma tarefa impossível!

Mas eu fico me perguntando o que leva alguém à criar uma capa dessas? Será que ele leu o livro antes? Provavelmente, não. Eu me pergunto então, como teria sido o briefing que passaram pra ele: "Uma criatura parecida com um gárgula, mas dourada, usando um colant cor-de-rosa com uma pochete azul e portando uma lança e um escudo." Acho que ele estava usando os restos de tinta que tinha em casa pra pintar o bicho...




Só pra constar, os diomedanos descritos no livro se pareceriam mais com algo
semelhante à criatura na imagem ao lado (tirada de outra versão da capa do mesmo livro).

Ah, e humanos usando capacetes pseudo-medievais de cores gritantes também não aparecem no livro.

Mas enfim!

A despeito da qualidade tecnica da capa, o livro é interessante. Basicamente, é a história de três humanos que sobrevivem à queda de uma nave espacial mercantil no planeta Diomedes, e se vêem às voltas com uma guerra entre os homens-alados do título, os Drak'honai e os Lannachska, que são duas etnias da raça dominante do planeta, ainda na idade da pedra. O objetivo dos humanos é cruzar meio planeta para chegarem à um posto de comércio humano onde podem encontrar alimentos que não sejam nocivos à sua espécie - apesar de ser semelhante à Terra, Diomedes possui enzimas com propriedades extremamente alergênicos aos humanos, capazes de matar um homem em dez minutos se eles apenas beberem um gole de água do planeta.

Claro que, em meio à suas tentativas de alcançar o tal posto de comércio, eles acabarão se envolvendo substancialmente na guerra diomedana.

É interessante a idéia de Anderson de usar técnicas, tecnologias e até mesmo discursos históricos por parte dos humanos em uma guerra entre grupos que, além de não conhecerem a cultura da terra, também estão em um nível de desenvolvimento técnico atrasado e com uma biologia completamente aberrante.

É um livro interessante, e divertido em quase sua totalidade - apesar do personagem principal ser um sacripantas! - com algumas idéias realmente interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário