sábado, 5 de maio de 2012

Contos da Taberna


Entre as várias coletâneas de livros de ficção científica que lí recentemente, a que mais me trouxe prazer em ler foi Contos da Taberna, do ilustríssimo Arthur C.Clarke.

Conhecido por suas obras de hard fiction, Clarke faz nessa coletânea algo bastante deferente: Humor.

O livro narra as histórias pouco críveis de vários cientistas ao redor do mundo, trazidas aos comensais do (imaginário) Gamo Branco (de onde vem o título original do livro, Tales from the White Hart) - uma taberna cuja localização é pouco divulgada pelos seus frequentadores (entre eles escritores de ficção científica e cientistas, alguns reais e outros imaginários) - por Harry Pulver, um excelente contador de histórias com um tipo muito estranho de capacidade de se encontrar com cientistas loucos durante suas viagens à trabalho.

Em seu prefácio, Clarke diz que este livro é uma tentativa de conciliar ficção científica e humor, coisa que consegue muito bem, criando algumas "histórias de cientista" realmente muito divertidas! O próprio prefacio é tão engraçado quanto alguns dos contos contidos no livro, o que faz desta uma obra para ser lida do início ao fim, sem pular uma única linha!

Alguns dos contos são extremamente engraçados, outros nem tanto. Mas os temas são tão absolutamente variados que mesmo que não seja um livro que te faça rir da primeira à última página, é certamente divertido de ler em sua totalidade.

Grande parte da diversão de ler este livro é que, além de abordar idéias totalmente estapafúrdias, Clarke também também cria situações perfeitamente plausíveis, tanto que, em dois contos, as situações abordadas foram estudadas pela ciência e, em 1982, quando da segunda edição do livro - a edição original é de 1976 - eles deixaram de ser contos de ficção para tornar-se simplesmente contos de humor perfeitamente possíveis!

Ah, e apesar da capa no início da postagem - que é a edição que eu tenho - , não lembro de ter encontrado nenhum alienígena gosmento e com antenas saindo pelas orelhas em nenhum dos contos! Essa capa que encontrei, de outra edição do livro capta muito melhor a essência dessa pequena coletânea de contos, e não posso deixar de dividir!

Enfim!

Desde máquinas que criam silêncio, passando por controladores de mente e bombas osmóticas até orquídeas canibais e insetos inteligentes o leitor vai encontrar nesse livro uma quantidade inacreditável de grandes idéias e inovações científicas que deram errado, muito errado - ou certo além do imaginável!


Um comentário:

  1. Vale o comentário sobre capas de livros...
    Tu sabe para que serve uma capa de livro? Não, não é só para atrair o leitor. É, acima de tudo, para que as pessoas que vão organizar as prateleiras na livraria saibam onde colocar o livro sem precisar ler a sinopse. Logo, um livro de ficção científica tem aliens e naves na capa, um livro de fantasia tem elfos e monstros, chick lit tem mulheres, sapatos ou flores e por aí vai.
    Think about it.

    ResponderExcluir